V Seminário de Apicultura da Região de Simplício Mendes

28/07/2017

Aconteceu hoje (28) na cidade de Simplício Mendes, no Salão Paroquial Dom Expedito Lopes, o V Seminário de Apicultura da Região de Simplício Mendes, evento voltado para a disseminação de informações e conhecimento focado nas reais necessidades dos apicultores da região.

O seminário reuniu várias pessoas, principalmente os apicultores ligados a COMAPI (Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes), que atua em 10 municípios. A COMAPI é fruto de um trabalho que está sendo desenvolvido na região de Simplício Mendes desde o final da década de 1980, iniciado pelo Padre Geraldo Gereon com os produtores da região, visando a criação racional de abelhas, com a intenção de melhorar as condições alimentares das famílias envolvidas nos projetos. É importante destacar que a Associação dos Apicultores congregava cerca de mil produtores distribuídos em 10 municípios diferente e organizados em 32 comunidade. A COMAPI possui cerca de 60 produtores em seu quadro social e trabalha na legalização de mais de 500 novos cooperados.

O evento tem o propósito de contribuir para a melhoria da produtividade, produção e qualidade dos serviços e produtos, visando criar e ampliar os postos de trabalho e aumentar a renda dos apicultores da região, analisando os desafios atuais e o novo mercado apresentando temas de relevância para melhorar a produção da região.

Palestraram o gerente do BNB de São João do Piauí e o gerente do Banco do Brasil de Simplício Mendes, Vanduil José da Silva. Estavam presentes Jenivaldo Assis, representando o território Serra da Capivara, Padre Geraldo Gereon, Drª. Fabia Melo, representando a Embrapa e representando o Sebrae, Murilo Oliveira.