Tradicional feira livre de São João do Piauí

19/12/2016 15:13


Desde a minha infância que frequento a feira livre de São João do Piaui. Há 24 anos atrás, tentaram mudar a tradicional feira da segunda-feira para o sábado, mas a tentativa não deu certo. Lá existem feirantes antigos. Muitos com mais de 50 anos colocando sua banquinha e vendendo seus produtos, desde quando o mercado era na praça Noé Carvalho (Praça do Banco do Brasil), quando demoliram aquele antigo predio da feira. O feirante Tatin , com 51 anos na labuta; Maria Verdureira, 31 anos com sua tradicional banca de legumes e cheiro verde plantados na beira do rio; Fatinha verdureira, também verdureira antiga com produtos naturais, e entre outros que há muito tempo tiram o seu sustento vendendo na feira.

Lá se encontra produtos genuinamente nordestinos, como candeeiros, potes, cofres, panelas de barro, produtos de coro, chapéus de palha,redes, rapadura, mel, doces, ovos caipira, entre outros.

A maior concentração de vendedores são da região de baixo. Durante o dia, a segunda-feira é o dia mais movimentado em São João e no mercado. Esses trabalhadores estão sempre precisando de incentivos.