Senador Marcelo Castro fala sobre o credenciamento de mais de 200 novos leitos de UTI em hospitais do Piauí

01/07/2020 18:00

O Senador Marcelo Castro (MDB-PI), ex-ministro da Saúde, anunciou o credenciamento de mais de 200 novos leitos de UTI em hospitais de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Piripiri, São Raimundo Nonato, entre outros municípios-polo no Piauí. 

O Ministério da Saúde confirmou a habilitação dos leitos pleiteados pela bancada federal do Piauí, junto com o governo do estado e prefeitura de Teresina, além de diretores de hospitais, em um esforço conjunto pela melhoria da saúde da população nesse período de pandemia.

"Na semana passada o Ministério da Saúde credenciou vários leitos de UTI no nosso Piauí: HUT, Getúlio Vargas, Hospital Universitário, São Marcos, Monte Castelo, Hospital São Paulo, e nas cidades Piripiri, Picos, Oeiras, Floriano, enfim, fizemos uma ação para melhorar os leitos de UTI de todo o estado do Piauí. Fizemos uma ação para melhorar os leitos de UTI de todo o estado do Piauí, e hoje é dia de agradecimentos", ressaltou Castro.

O parlamentar agradeceu o empenho de membros do Governo, a nível estadual e municipal, que propiciaram o credenciamento dos novos leitos. Marcelo explica que o credenciamento irá perdurar inicialmente por 90 dias, e a situação do estado irá determinar a prorrogação ou não deste prazo. "Quem vai determinar isso vai ser a evolução da pandemia. Pode ser mais ou pode ser menos. Naturalmente nós já vamos começar a trabalhar junto aos secretários, para analisar desses leitos que foram credenciados, aqueles que a gente puder deixar para o futuro", sugeriu o senador. 

O senador também mencionou a importância das medidas como o isolamento social que estão sendo adotadas no Piauí e trazendo resultados, sempre em uma conversa conjunta entre o senador, o governador do estado, prefeitos, secretários, outros parlamentares entre outros.