São João do Piauí abraça a campanha Dezembro Vermelho na luta contra as doenças sexualmente transmissíveis

02/12/2017

Ontem, 01 de dezembro, sexta-feira, Dia Mundial de Combate à AIDS, após atividades do setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul, São João do Piauí engaja no dezembro vermelho, mês de prevenção do HIV- AIDS e outras DST's, iniciando a campanha com uma palestra na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr José Abel, localizada no bairro Alto Sertanejo.

A enfermeira Tamires e o médico Gilbert falaram numa linguagem compreensível ao público presente sobre formas de contágio e prevenção. Foram distribuídos lacinhos vermelhos que simbolizam a campanha, bem como panfletos educativos e preservativos. Testes rápidos de HIV, hepatites e sífilis foram realizados pelas enfermeiras Márcia e Tamires.

O dia 1º de dezembro foi escolhido para marcar o Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids em 1987, durante a Assembleia Mundial da Saúde. Desde então, nesse dia, são realizadas ações em diversos países, visando a conscientização da população. A partir deste ano, a campanha ganha um reforço no Brasil: todo o mês de dezembro, e não apenas o dia 1º, será dedicado ao tema. 

No Brasil, a lei que instituiu o Dezembro Vermelho (Lei 13.504) foi sancionada há menos de um mês e prevê um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento do HIV e às demais infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A campanha terá foco na prevenção, na assistência, na proteção e na promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com o vírus.   

É de suma importância essa interação entre o Poder Público, profissionais da saúde e a sociedade civil, realizando campanhas, palestras, atividade e demais procedimentos no combate, prevenção e assistência dessas doenças, que aumentam cada vez mais na sociedade.