Revista Revestrés homenageia o saudoso músico sanjoanense Netinho da Flauta

27/02/2018

A revista Revestrés fez uma homenagem na edição de janeiro e fevereiro ao saudoso Netinho da Flauta, um grande músico e compositor sanjoanense que saiu de São João do Piauí para brilhar no Brasil afora.

Um dos maiores músicos do nordeste, Netinho deixou saudades, sendo um orgulho sanjoanense. Todo o Brasil, principalmente o nordeste, reconhece o seu talento e a importância da sua contribuição musical para o MPB. Flautista de primeira categoria, se apresentou com nomes vip da música popular brasileira, entre eles Xangai, Eleomar, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Vital Farias entre outros. 

Na capital piauiense, uma sala de música no Centro de Artesanato está agraciada com o seu nome "Netinho da Flauta". Às quartas-feiras, os amigos vão para lá tocar. Possui também uma rua e um bar com o seu nome.

Em julho de 2017, recebeu uma homenagem no II Circuito Cultura Viva, em São João do Piauí, onde a fachada da casa dos seus pais recebeu um lindo e admirável painel do eterno músico.

Filho de Seu Dequinha e Dona Tercina, Netinho fez parte dos grupos Cadeia e Varanda, sendo sempre uma pessoa muito alegre, inteligente, com um espírito aventureiro, de personalidade, comprometido com a música e como diz no título da matéria, o mestre do improviso. 

Sempre andou acompanhado de sua flauta transversal, a gloriosa "Carminha", que o acompanhou em diversas apresentações, por muitos anos, apresentando um talento extraordinário.

Netinho da Flauta é um ícone da música brasileira e merece sempre ser reconhecido pela cultura do Estado e de São João do Piauí, para que aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo, relembre e para os que não o conheceram, principalmente os jovens, tenham a oportunidade de conhecer sua história, sua trajetória e seu talento.

Este músico talentoso deixou saudades!