Previsão climática até maio de 2018 no Piauí é de muita chuva

18/02/2018

Segundo a tendência climática desse primeiro semestre de 2018 no Semiárido Brasileiro elaborada pelo LAPIS, a previsão é de muita chuva no estado piauiense. A Previsão Climática é feita mensalmente para um período de três meses. Esta previsão é baseada na análise das condições atmosféricas e oceânicas globais e elaborada através dos resultados dos modelos numéricos de previsão climática.

Como podemos ver nas imagens abaixo, a tendência é de um período bastante chuvoso em março, abril e maio em todo o Piauí. Março e abril terão períodos de chuvas moderadas, com algumas cidades com bastante chuva. Em maio, as chuvas aumentam de intensidade em quase todo o território do estado. 

No decorrer da estação chuvosa(fevereiro a maio), as áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ficam cada vez mais próximas da costa norte do Nordeste tornando a chuva mais frequente. É a ZCIT que traz chuva volumosa para o norte do Maranhão e do Piauí, para o Ceará e para o Rio Grande do Norte. Mas o ar úmido se espalha também pelo interior do Nordeste e a chuva chega ao sertão.

O LAPIS realiza atividades de pesquisa, assistência tecnológica e treinamento de recursos humanos para a recepção, processamento, interpretação e integração de imagens dos satélites da série METEOSAT, fornecendo uma série de serviços com o objetivo de automatizar a aquisição, o processamento e o armazenamento de dados do satélite MSG, disponibilizando aplicativos para o monitoramento em tempo real das tempestades atmosféricas e monitoramento de descargas atmosféricas.

Algumas informações: LAPIS - Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites