Prefeito Gil Carlos é premiado pela Fundação Abrinq com o reconhecimento de Prefeito Amigo da Criança

01/07/2020 12:00

O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, foi premiado pela Fundação Abrinq com o reconhecimento de Prefeito Amigo da Criança. A premiação reconhece os governantes locais que se dedicaram e cumpriram todas as etapas propostas ao longo dos quatro anos de gestão, alcançando as metas estipuladas pela Fundação Abrinq. 

Assim, os prefeitos e prefeitas que desenvolveram políticas voltadas às crianças e aos adolescentes e contribuíram para a melhoria de indicadores importantes para este público recebem o reconhecimento pleno de Prefeito Amigo da Criança. 

Gil Carlos Modesto Alves assinou o termo de adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança no dia 18/01/2017, já na condição de prefeito. Sua adesão representa a terceira vez que a gestão municipal de São João do Piauí participa do programa, no entanto, esta é a primeira vez que um gestor do município é reconhecido como Prefeito Amigo da Criança.

De acordo com o Observatório da Criança e do Adolescente (2019) 7.427 crianças e adolescentes vivem em São João do Piauí.

Segundo a  Fundação Abrinq, foram alcançados os seguintes feitos na gestão do prefeito sanjoanense:

Aumento de 55,9 pontos percentuais na proporção de docentes de pré-escolas públicas municipais com ensino superior. De 41,70%, em 2016, para 97,60%, em 2019;

Redução de 4,3 pontos na taxa de distorção idade-série no Ensino Fundamental, anos iniciais, da rede pública municipal. De 17,7, em 2016, para 13,4, em 2019;

Aumento de 71,3 pontos percentuais na proporção de docentes de creches públicas municipais com ensino superior completo. De 25%, em 2016, para 96,3%, em 2019;

Aumento de 21,9 pontos percentuais na taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa creche). De 11,5%, em 2016, para 33,4%, em 2019;

Aumento de 9,6 pontos no percentual de nascidos vivos cujas mães fizeram 7 ou mais consultas pré-natal. De 64%, em 2016, para 73,6%, em 2019.

Sobre o programa

A Fundação Abrinq mobiliza e apoia tecnicamente municípios e seus prefeitos e prefeitas na implantação de ações e políticas que resultem em avanços e transformações positivas na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Os princípios do Programa Prefeito Amigo da Criança, podem ser utilizados a qualquer tempo, em qualquer município brasileiro e dependem, fundamentalmente, da vontade política dos gestores e da capacidade dos municípios em constituir redes de enfrentamento que priorizem a infância e adolescência.

Para isso, o programa ajuda na avaliação da realidade de cada cidade e na identificação de prioridades de ação. Ao mesmo tempo, promove o diálogo entre os municípios e avalia, ao fim de cada gestão, os resultados atingidos, reconhecendo e premiando os esforços dos prefeitos no cumprimento de seus objetivos.