Nova geração de Bandolinistas de Oeiras se apresentou na Câmara dos Deputados

30/08/2017

A Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (29) sessão solene em homenagem aos 300 anos de Oeiras, primeira capital e cidade mais antiga do estado do Piauí. A sessão, solicitada pelo deputado federal Assis Carvalho (PT/PI), aconteceu no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília.

A sessão solene foi um espaço de visibilidade nacional para apresentar as construções arquitetônicas de Oeiras - que é Cidade Monumento Nacional e cujo Centro Histórico foi tombado como Patrimônio Cultural do Brasil - bem como os espaços culturais da cidade.

Além disso, o evento divulgou a participação de Oeiras na luta pela Independência do Brasil. A velha capital teve participação decisiva, com a adesão à emancipação em 24 de janeiro de 1823, desafiando a Coroa Portuguesa que havia destacado para a Província do Piauí o experiente Major João José da Cunha Fidié a fim de garantir a fidelidade do norte brasileiro a Portugal.

Oeiras tem cerca de 36 mil habitantes, possui no setor primário a sua principal atividade econômica, além disso, é bastante conhecida pela sua tradição religiosa, sendo também chamada de "capital da fé". A cidade é rodeada de prédios tombados pelo Ipham desde 2012, sendo considerada patrimônio cultural da humanidade.

Na oportunidade, os Bandolins Mirins de Oeiras fizeram uma bela apresentação na solenidade de homenagem, apresentação que foi trasnsmitida pela TV Câmara.

Informações: TV Cidade Verde