Homenagem justa à Marçal José de Sousa, homem sério, honesto e de bom coração

18/12/2017

Capitão Gervásio Oliveira homenageou um dos seus filhos mais brilhantes, Marçal José de Sousa, que em vida sempre buscou, com o seu coração bondoso, ajudar os seus conterrâneos. Homem sério, de princípios e valores, Marçal sempre serviu com o melhor das intenções os sanjoanenses e o povo das regiões vizinhas. Marçal e sua família receberam merecidamente o Título de Honra ao Mérito Municipal.

Marçal nasceu na localidade Cajueiro, que atualmente pertence ao município de Capitão Gervásio Oliveira. No ano de 1959 partiu para São Paulo, ainda muito jovem, a procura de melhores condições de vida. Na cidade paulista, o mesmo conseguiu se estabilizar, e era procurado por todos os nordestinos, principalmente os piauienses, como um ponto de apoio no sul do país.

Para melhor atender seus conterrâneos, tornou-se dono de uma pensão, onde alojava todos os que o procurava, independentemente se a pessoa tinha dinheiro ou não para custear a estadia. Como era bem relacionado com vários donos de empresas, como a Sadia, Bordon, Motorádio, Sofunge e etc., Marçal ainda arrumava emprego para os nordestinos e aí, quando os mesmos conseguiam se estabilizar, começavam a pagar sua moradia e comida.

Marçal foi o pioneiro em trabalhar em linhas de transporte de São João do Piauí a São Paulo, levando diversos passageiros, mesmo aqueles que não podiam pagar passagens e seguiam viagem em busca da sobrevivência, pois na época, o tempo aqui no nordeste era difícil.

Homem honesto e trabalhador, que nunca esqueceu suas origens. Em Capitão Gervásio Oliveira, construiu uma grande sala de aula em sua fazenda, contratando uma professora para dar aulas e educar as crianças da região.

Em 1972 registrou a primeira Associação do Pão do Pobre de São João do Piauí, com a finalidade de arrecadar alimentos para os mais carentes, não só de Gervásio Oliveira, mas para todos os municípios que antes eram localidades de São João do Piaui.

A solenidade aconteceu no plenário Gilvan da Luz Moreira, da Câmara Municipal de Vereadores. Estavam presentes para receber o Título de Honra ao Mérito Municipal, representando a família deste grande e memorável homem, alguns filhos e netos, sendo eles: Drª. Gildete Dias, José Walter, Moises, Natália e Júlia.

A Câmara dos Vereadores Municipais, composta por todos os vereadores, representada pelo seu presidente, vereador Mauro Ferreira, juntamente com a Prefeitura Municipal, representada pela prefeita Gabriela Coelho, reconheceram de forma justíssima todo o trabalho, esforço e bondade que Marçal empregava em serviços em prol do município.

Mesmo após muito tempo da passagem de Marçal para o outro plano, os sanjoanense mais antigos e todo o povo da região, lembram deste grande homem, que sempre será lembrado pelos seus grades feitos.