Há 18 anos uma escolinha de futebol na Vila Foca prepara jovens para a vida

30/01/2018

Futebol não é só um jogo, não são simplesmente alguns minutos disputados em um campo ou quadra, é muito além do que isso. Futebol é esperança, amor, trabalho, sonho e muitos outros atributo que caracterizam esse grandioso esporte. O futebol extrapola as quatros linhas e une nações, param guerras, proporciona a integração de raças e a inclusão social, enfim, transforma vidas. E em todo mundo, principalmente no Brasil, o futebol e o seu incentivo começam nas comunidades. É como diz Brandi Denise Chastain, ex-jogador norte-americano, "Existem muitas coisas que o futebol faz em suas comunidades que transcende as quatro linhas."

Há 18 anos, na Vila Foca, em São João do Piauí, um amante do esporte conhecido como Foica, possui uma escolinha de futebol, categoria sub-15, no qual além de ensinar futebol e sua essência, prepara garotos para a vida.

Mais ou menos por volta do ano 2000, ao ver crianças e adolescentes usarem drogas embaixo da ponte do Rio Piauí, Foica tomou uma decisão e criou a escolinha de futebol da Vila Foca. Com a escolinha em funcionamento, a garotada tem opção de diversão e lazer, assim como a alimentação de um sonho.

Mas não é só isso, a escolinha também possui uma função social, a de conscientizar e afastar os jovens das drogas.

A escolinha esteve parada por algum tempo por causa da falta de recursos, porém, graças a Irineu Holanda, reconhecido na cidade e região por realizar grandes ações sociais, que está ajudando a escolinha, fornecendo bolas e outras acessórios, a mesma voltou a funcionar e os treinos já iniciaram.

Com o incentivo de Irineu e a AABB de Teresina, os garotos da escolinha irão participar de um campeonato na capital piauiense.

A garotada da comunidade está bastante contente com o retorno da escolinha e estão treinando com muita vontade e dedicação. Para Foica, é gratificante olhar para os jovens e ver a felicidade em jogar futebol.

E não para por aí, a escolinha está trabalhando com os garotos e com a sociedade diversos temas importantes, como dizer não as drogas e a exploração sexual das crianças e adolescentes, educando e conscientizando os jovens e a sociedade. 

Além do mais, todas a terças-feiras o treinador leva os alunos da escolinha para o terço na Igreja da Vila Foca. 

Ações e atitudes como essa ocupam um papel fundamental para a construção de um sociedade justa, igualitária e de paz.