Exército inicia Operação Espectro e realiza fiscalizações no Sul do Piauí, principalmente em São Raimundo Nonato e São João do Piauí

04/10/2017

Foto: Jackson Félix/G1 RR
Foto: Jackson Félix/G1 RR

O Exército Brasileiro, por meio dos militares do 25º Batalhão de Caçadores de Teresina, iniciaram na terça-feira (3) a Operação Espectro. O objetivo é testar todas as capacidades do Batalhão, em todas as áreas. A ação acontece no Sul do Piauí, principalmente nos municípios de São Raimundo Nonato e São João do Piauí.

Segundo o tenente Cortez, relações públicas do 25º BC, o nome da operação faz referência exatamente ao "amplo espectro" em que os militares irão atuar durante os dias em que ficarão nas cidades.

"Serão vários objetivos, como fiscalizações de diversos tipos, adestramento de companhia operacional, realização de segurança estratégica, patrulhamento de áreas de patrimônio ambiental e da humanidade, além de simpósio e de uma simulação de um campo de refugiados de guerra, ocasião em que haverá prestação de serviços à população", explicou.

Entre as ações de fiscalização estarão a vistoria de produtos controlados, blitz de trânsito e monitoramento da operação carro-pipa. Os militares farão ainda a segurança estratégica da usina de energia solar de São João do Piauí e a segurança do Parque Nacional da Serra da Capivara. Na quinta-feira (5), acontecerá um simpósio e a simulação do campo de refugiados em São Raimundo Nonato.

"Ações acontecerão em parceria com as prefeituras e com a Polícia Militar", informou o tenente.

Fonte: G1/PI