Capitão Gervásio Oliveira: Município amplia testagem como forma de prevenção ao Covid-19

20/07/2020

A gestão municipal segue realizando ações de prevenção e enfrentamento ao Novo Coronavírus. Com a adesão do município ao Programa Busca Ativa, que é uma parceria entre o município e o Governo do Estado, a Equipe de Saúde vem ampliando a testagem para Covid-19.

O médico, Dr. Mateus Onofre, explica que no momento, não somente pacientes com síndrome gripal clássica serão testados, como vinha acontecendo até então. "O objetivo é identificar com mais precisão os casos, ampliar a realização dos testes e com isso fazer um melhor acompanhamento e contenção da transmissão da doença", explicou.

O médico explica ainda que muitos dos casos confirmados são assintomáticos. "Três dos quatro casos confirmados nos últimos dias são assintomáticos e já se encontravam em fase final do isolamento domiciliar (por estarem vindo de outro Estado), bem como na fase de recuperação da doença, onde os anticorpos IgG já são evidenciados no exame. A ampliação dos testes nos permitirá uma melhor verificação da situação da doença em nosso município", explica.

Neste contexto, é importante destacar o papel que a Equipe de Saúde, juntamente com a Barreira Sanitária, vêm desenvolvendo, fiscalizando e colocando em isolamento domiciliar casos potencialmente suspeitos antes mesmo da confirmação por meio do teste rápido.

A prefeita Gabriela Coelho ressalta que o aumento na testagem está sendo realizada de forma segura, seguindo os protocolos e recomendações repassadas pelo Ministério da Saúde, visando a proteção e o bem estar geral da população. "Esta é uma iniciativa que visa a identificação mais fidedigna do número de casos, mesmo sendo assintomáticos. Com isso podemos acompanhar de forma mais eficiente. A ampliação acontece também através de ações voltadas aos comerciantes, que estão em contato direto e diário com a população, passando a testar os seus funcionários, tudo em prol da prevenção e segurança", destaca.