Campanha de combate à hanseníase está sendo realizada em São João do Piauí - Janeiro Roxo 

26/01/2018

A secretaria municipal de saúde de São João do Piauí realizou quarta-feira (24/01) a abertura da campanha de combate à hanseníase no município, o Janeiro Roxo, iniciando às atividades pela UBS Tia Diva. 

A hanseníase, comumente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que lesiona os nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele. Geralmente, o distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas em áreas como mãos, pés e olhos, mas também podem afetar o rosto, as orelhas, nádegas, braços, pernas e costas. 

Os principais sinais e sintomas são:- manchas na pele com alteração da sensibilidade térmica e/ou dolorosa; comprometimento neural periférica em mãos e/ou pés e/ou face.

A secretária de saúde, preocupada com a saúde da população, está realizando essa ação de suma importância, vigiando e proporcionando educação em saúde para o povo, com o objetivo de alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença e incentivar a procura pelos serviços de saúde, além de mobilizar os profissionais de saúde à busca ativa de casos novos de hanseníase. Os profissionais buscam diagnosticar precocemente a doença, para tratar rapidamente. Hanseníase tem cura.

Os profissionais da saúde do município estão realizando atendimentos exclusivos em todas às UBS de São João do Piauí, no intuito de fazer diagnósticos precoces da doença, pois, sabem que quanto mais cedo o diagnóstico, menor tempo de duração do tratamento, desta forma também, diminui a propagação da infecção. 

A secretária de saúde do município, Vicência Amorim, ressalta a importância destas ações de proteção e fortalecimento da saúde não só individual, mas também de toda a coletividade, pois o combate a hanseníase é uma luta que busca proteger toda comunidade, evitando a propagação da doença e a cura daqueles que possuem a doença. Vicência vem fazendo um ótimo trabalho a frente da saúde municipal, sempre se preocupando com as grandes causas e buscando elevar ainda mais o bem estar dos sanjoanenses.

Segue abaixo o cronograma de atendimento:

Zona Urbana:
UBS Tia Diva - 24/01/18
UBS Dr. José Abel - 30/01/18
UBS Simplício F. Carvalho - 31/01/18


Zona Rural:

UBS Mãe Helena (Grajau) - 31/01/18
Agrovila II (Região de baixo) - 02/02/18

Cuide-se, hanseníase tem cura!