Amajes realizará Workshop sobre câncer do colo do útero e HPV em São João do Piauí

17/03/2018

A Amajes, em campanha de prevenção ao câncer do colo do útero - amajes lilás, realizará um workshop sobre o câncer do colo do útero e HPV nos dias 07 e 08 de abril, no Centro Catequético Mãe Maria, em São João do Piauí. A intenção da ONG é reafirmar a importância da prevenção do câncer do colo do útero, um dos mais agressivos para as mulheres, com o objetivo de levar informação e estimular a população feminina para os cuidados de prevenção contra tal câncer, além de alertar os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a procurar uma ajuda médica.

O QUE É CÂNCER DO COLO DO ÚTERO?

É um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero, que se localiza no fundo da vagina. São as chamadas lesões precursoras, curáveis na maioria das vezes. Se não tratadas, após alguns anos, tranforma-se em câncer.

SINTOMAS

Quando a mulher tem a lesão precursora, não sente nada. Somente o exame preventivo é que pode descobrir a alteração. O câncer no inicio também não dá sinais. Porém, mais tarde, podem aparecer corrimentos, sangramento e dor.

CAUSAS

O que leva ao câncer do colo do útero é a infecção persistente pelo Papilomavirus Humano, o HPV. Existem muitos tipos de HPV, porém, nem todos causam câncer. O fumo também aumenta o risco de câncer.

PREVENÇÃO

O exame preventivo deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano. Toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que está entre 25 e 64 anos de idade deve procurar um médico e realizar o exame preventivo, que é indolor, simples e rápido. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer cervical são de 100%. O exame pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública.